sexta-feira, 14 de outubro de 2011

As Maritacas urbanas


Não sei se alguém já percebeu, mas Valinhos está infestada de maritacas. A "superpopulação" desses bichinhos adoráveis, revela um dos fatos mais alarmantes da nossa cidade: a total falta de percepção ambiental.
Elas não estão se reproduzindo aos montes, elas não estão fora de controle, elas estão apenas circulando pela área urbana por que toda a cobertura vegetal da cidade está sendo destruída.
Coitadinhas das maritacas de Valinhos. As florestas e áreas rurais (vide o Macuco) que foram entregues criminosamente à especulação imobiliária e à construção de mais condomínios fechados tirou o habitat delas.
Agora elas estão aí. Circulando entre nós, respirando o nosso ar poluido, morrendo eletrocutadas nos cabos de alta tensão, sendo atropeladas (quem sabe), disputando território com outras aves e desequilibrando as coisas, fazendo ninhos em árvores e casas no meio da cidade. 
E como são lindas! 

Um comentário:

  1. Em São Paulo nota-se também o mesmo problema. Região urbana com presença desses pássaros. Provavelmente expulsos de suas áreas naturais por motivos similares ao citado acima.
    Uma tristeza muito grande, ver os animais sendo retirados de seu habitat para satisfazer interesses gananciosos do ser humano.

    ResponderExcluir

Opinião